quarta-feira, 24 de março de 2010

REPORTAGEM: QUEM TEM MEDO DE...


PROVA...

A aplicação de uma prova tradicional pode parecer um retrocesso, mas não é bem assim, com alguns cuidados e um planejamento prévio é possível lançar mão de questões que possam verificar o aprendizado de fatos, conceitos e idéias. “Mas é essencial ter a noção de que elas (provas) não podem ser as únicas formas de avaliar” alerta Jussara Hoffman, autora do livro Avaliar: Respeitar Primeiro, Educar Depois. A ação de diagnosticar o processo de ensino, segundo a consultora, precisa ser cotidiana e contemplar outros instrumentos possíveis, como seminário, debate, relatório e observação.

Para Domingos Fernandes, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, e autor do livro Avaliar para aprender, não existem provas infalíveis. “Pesquisas mostram que muitas crianças erram questões porque não entendem o enunciado e não porque ignoram o conteúdo”, afirma. “As perguntas devem ser pertinentes, claras, não enigmáticas”, recomenda Janssen Felipe da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A linguagem usada precisa estar dentro do nível de leitura dos alunos. Um erro comum é propor enunciados muito longos para contextualizar o problema (mas que não estão diretamente relacionados à questão). “Isso, na prática, só serve para confundir os alunos”, complementa o especialista.

Quem determina o tamanho da prova é o tempo disponível para sua resolução (e a quantidade de conhecimentos e competências trabalhados). Não é razoável analisar todo o conteúdo do semestre em uma aula. “Questões mais complexas do que as vistas em sala ou pequenos detalhes encontrados em notas de rodapé não devem ser pedidos” alerta Cipriano Luckesi, pesquisador da Universidade da Bahia (UFBA).

A armadilha ou a pegadinha é outra estratégia condenada pelos especialistas. Alguns docentes até acreditam que, ao agir assim, estão testando a sagacidade da turma. “Mas, se o aluno cai numa emboscada, como saber se ele realmente aprendeu o conteúdo?”, indaga Luckesi.

Após a aplicação em sala, chaga a hora de um novo desafio. Não se pode admitir que o resultado seja computado como algo isolado – uma nota que determine a aprovação, por exemplo. “Mais importante é analisar o conjunto das respostas ao longo de um tempo para ter clareza sobre as múltiplas aprendizagens dos alunos”, afirma Jussara Hoffman.

Adaptado de: Amanda Polato; Revista Nova Escola; Ano XXIV, Nº 224, Agosto 2009; QUEM TEM MEDO DE...; Pag. 82 – 84.
Imagem disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/foto/0,,11974134-EX,00.jpg

Adaptado por: Pedro Castro; Anderson Cleiton; José Roberto; Francisco Salatiel; Heloisa Morgana; Tamily Kênia; Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário