segunda-feira, 12 de abril de 2010

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

Na atualidade a enfermagem brasileira, nas mais variadas áreas, dentre elas a psiquiatria e saúde mental,tem se voltado para a família como um grupo de grande
potencial de acolhimento e socialização de seusmembros.
A criação do Programa de Saúde da Família,a redução do tempo de internação, o incentivo para tratamentos ambulatoriais e para uma rede de suporte mais amplo e flexível na assistência a portadores de doenças crônicas são exemplos de mudanças que tem exigido a inclusão da família no plano de cuidados.
É visível nas publicações brasileiras o aumento do tema família em enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Os trabalhos têm adotado a visita domiciliaria
ou o grupo de familiares como principais meios para a intervenção e pesquisa. Como referencial teórico e metodológico, utilizam a abordagem humanista,e a tomada de depoimento pessoal.
A escuta ativa é empregada em todos.Dada a ênfase atual na questão família, a
importância da inclusão deste grupo na assistência e a novidade do estudo dessa temática sob um olhar mais compreensivo e abrangente surgiu o interesse de trazer para a discussão alguns conceitos que fundamentam a abordagem sistêmica em cuidados
de enfermagem, que tem como principal instrumento a entrevista com a família.

ABORDAGEM HUMANISTA
Esta abordagem considera as tendências que predominam no sujeito, enfatizando seu papel de principal elaborador do conhecimento humano.

A abordagem Humanista dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta relacionado ao desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus ocessos de construção e organização pessoal da realidade e da capacidade que o sujeito tem de atuar como pessoa integrada.
Destaca-se igualmente a condição psicológica e emocional do indivíduo e a preocupação com a sua orientação interna, com o desenvolvimento de como o sujeito se vê, direcionado para a realidade individual e grupal.
O Homem é considerado como uma pessoa que situada no mundo, é única, na forma de perceber e avaliar o mundo.
O maior objetivo do ser humano é a auto-realização, que nada mais é que o uso pleno de suas potencialidades e capacidades.
A realidade é subjetiva, pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior a partir de sua percepção, dos estímulos, e experiências atribuídas de significado.
A experiência pessoal também é subjetiva; é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de "vir-a-ser" da pessoa humana.
A Escola Humanista é uma escola que oferece condições que possibilitem a autonomia do aluno. Implica em técnicas de dirigir sem dirigir, dirigir a pessoa à sua própria experiência para que ela possa estruturar-se e agir. É um conjunto de técnicas que implementa a atitude básica de confiança e respeito pelo aluno. Cada educador eficiente, desenvolve um estilo próprio para "facilitar" a aprendizagem dos alunos.

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